Dra. Ana Borges de Almeida

Psicanalista & Psicoterapeuta & Psicóloga Clínica
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise

   
 

Questões Frequentes

 

Sigmund Freud

Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Trabalhou na elaboração da psicanálise.

 

Psicanálise

A Psicanálise é uma teoria científica, um método de investigação da mente e seu funcionamento é um método de tratamento psicoterapêutico.

A Psicanálise fundada e desenvolvida por Sigmund Freud, nas últimas décadas tem alargado muitíssimo as suas aplicações, evidenciando um aprofundamento científico considerável, com notáveis contributos a nivel mundial.

A Psicanálise consiste num conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico através da investigação das relações precoces e do inconsciente desenvolvido ao longo do Processo Psicanalítico.


Questões Frequentes sobre Psicanálise:

Em que consiste um Tratamento Psicanalítico?

A Psicanálise através de sessões regulares, e do estabelecimento de uma relação terapêutica entre o psicanalista e o paciente, permite a compreensão do mundo inconsciente, resolvendo as causas das patologias, encontrando soluções para os problemas emocionais e promovendo o desenvolvimento da personalidade da pessoa, modificando a qualidade das relações intrapsíquicas e interpsíquicas.

Qual a duração de uma Psicanálise?

A duração de uma Psicanálise varia de pessoa para pessoa. Mas sendo um processo que visa a compreensão aprofundada do mundo interno da pessoa, não pode ser de curta duração.

A quem se destina o Tratamento Psicanalítico?

Destina-se à pessoa com motivação para:

- Analisar o seu mundo psíquico, pensamentos, sentimentos, comportamentos, num contexto de confidencialidade, confiança afectiva e segurança;

- Resolver conflitos e aspectos do próprio que lhe possam causar dor psíquica, sofrimento e sentimento de incapacidade.

Os pacientes que normalmente procuram o tratamento psicanalítico podem apresentar os seguintes sintomas ou queixas:

- Angústia, ansiedade, fobia, ataques de pânico;

- Depressão, instabilidade emocional, alterações de humor, isolamento social, timidez, baixa auto-estima, sentimento de culpa e inferioridade, sentimento de vazio, apatia e inutilidade, perturbações do sono e do comportamento alimentar, ideação suicida e tentativa de suicídio;

- Sentimento de insatisfação na vida pessoal e profissional;

- Dificuldades nas relações conjugais, afectivas e sexuais.

 

Psicoterapia Psicanalítica

A Psicoterapia Psicanalítica é um método científico, que consiste num processo de transformação, desenvolvimento, e crescimento psicológico, possibilitando o auto-conhecimento. Tendo como objectivo o tratamento de perturbações psicológicas, e dos factores inconscientes que afectam todo o funcionamento mental do ser humano.

A Psicoterapia Psicanalítica permite o restabelecimento do equilíbrio psíquico, fortalecendo a pessoa na sua capacidade de lidar, com o que ela apresenta como sintoma ou sofrimento. Promovendo o desenvolvimento da personalidade da pessoa.

O espaço terapêutico constitui o meio que vai possibilitar à pessoa descobrir no presente, novas formas de sentir, pensar e poder fazer face, por si própria, aos problemas com que se depara.

Em qualquer fase do desenvolvimento (infância, adolescência, adultícia), surgem dificuldades emocionais e de adaptação às exigências que o contexto familiar, escolar, social, profissional impõem.

Para além das pressões externas, existem também as dificuldades que advêm dos conflitos inconscientes. Em determinados momentos de suas vidas, as pessoas podem experimentar dificuldades do foro psicológico, cuja persistência e limitações que impõem no decorrer da vida da própria pessoa, exigem a consulta de um técnico especializado.

No entanto, a procura de um tratamento Psicoterapêutico, pode ser, simplesmente devido a uma curiosidade e uma motivação pessoal, para um conhecimento mais profundo de si próprio.

A Psicoterapia Psicanalítica permite uma melhor compreensão psicodinâmica da própria pessoa. Sendo muito eficaz na reestruturação da personalidade. As sessões Psicoterapêuticas, são confidenciais, têm uma duração de 45 minutos, e uma regularidade e frequência estipulada de início (normalmente uma a três vezes por semana), permitindo continuidade e suporte.

A Psicoterapia é regida por um rigoroso código de valores éticos, de entre os quais, o respeito pela autonomia da pessoa, a sua privacidade e a confidencialidade.


Questões Frequentes sobre Psicoterapia Psicanalítica:

Em que consiste a Psicoterapia Psicanalítica?

A Psicoterapia Psicanalítica baseada nos pressupostos teóricos e técnicos da psicanálise visa a compreensão e a modificação da personalidade em profundidade e ao nível inconsciente. A corrente psicanalitica permite à pessoa um melhor entendimento do seu funcionamento mental e a resolução dos seus conflitos internos.

Em que consiste a Psicoterapia Psicanalítica Infantil?

É um Processo Psicoterapêutico no qual é criado um espaço relacional, que permite mudanças nos esquemas mentais das crianças de forma a organizá-las psicologicamente. Neste espaço é transmitido aos Pais como lidar com as dificuldades dos seus filhos, de forma a permitir-lhes um desenvolvimento sócio-emocional saudável.

Em que consiste a Psicoterapia Psicanalítica com Adolescentes?

É um Processo Psicoterapêutico, que permite ao adolescente sentir-se compreendido, de forma a crescer emocionalmente, resolvendo todas as suas problemáticas psicológicas, sócio-emocionais e cognitivas.

Em que consiste a Psicoterapia Psicanalítica com Adultos?

Consiste num processo de transformação, desenvolvimento e crescimento emocional da pessoa. O espaço Psicoterapêutico promove um processo de crescimento e de mudança na vida da pessoa, possibilitando a descoberta de resoluções para as dificuldades internas da pessoa que procura ajuda Psicoterapêutica.

A quem se destina a Psicoterapia Psicanalítica?

A Psicoterapia Psicanalítica é um tratamento eficaz para perturbações do foro psicológico e emocional. Contribuíndo significativamente para a saúde física e psíquica da pessoa, proporcionando uma sensação de bem estar na pessoa, permitindo-lhe uma melhor gestão de sua vida. Esta Psicoterapia é indicada para Crianças, Adolescentes e Adultos que apresentam dificuldades emocionais e comportamentais reflectindo-se nos contextos Escolar, Profissional, Familiar e Social.

 

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é um método científico de observação e análise, que visa a compreensão aprofundada do funcionamento psicológico, identificando as suas características fundamentais e eventuais problemáticas.

O processo de Avaliação Psicológica consiste num reduzido número de consultas, com realização de Entrevistas Clínicas, e aplicação de Provas Psicológicas, tendo como objectivo a elaboração de um Relatório de Observação Psicológica.

A Avaliação Psicológica, permite a elaboração de um diagnóstico psicológico, a partir do qual, e caso se justifique, estabelece-se um projecto de intervenção Psicoterapêutica. Este processo a partir da análise da situação psicológica, permite uma compreensão psicodinâmica e a determinação de uma orientação para outras intervenções.

Ajustados às situações e com diferentes finalidades, existem diversos tipos de Avaliação Psicológica: Avaliação Psicológica da Inteligência e do Desenvolvimento Cognitivo; Avaliação Psicológica da Personalidade e Funcionamento Sócio-Emocional; Psicodiagnóstico e Esclarecimento de Diagnóstico; Avaliação Psicológica para processos de Reforma ou Pensão; Processos de Tribunal; Prontidão Escolar; Orientação Vocacional.

Marque uma primeira Consulta no Consultório de Psicanálise e Psicoterapia, para Avaliação, da sua situação particular, e perceba como pode ser ajudado.

 
 

© Consultório de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica - Dra. Ana Borges de Almeida.

Av. 5 de Outubro, 263 - 1º Dto. - 1600-034 Lisboa - Tlm.: 96 537 09 67 - E-mail: anaborgesalmeida7@gmail.com